Quando fundamos o Instituto Sol, em 2017, nós já sabíamos disso, e por isso criamos o Cursinho Preparatório para identificar esses jovens e prepará-los para entrar nos nossoscolégios parceirosDesde então, conhecemos a história de mais de dois mil jovens que se inscreveram.
“Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo.
"Consigo ver grandes oportunidades para o meu futuro. Coisas que imaginei que não conquistaria devido a desigualdade social"
"Depois do curso fui capaz de enxergar meu potencial e ter mais resiliência. Posteriormente, consegui uma vaga na Etec para realizar o ensino médio e técnico em administração."
"Uma aluna comentou que está aprendendo muito durante o cursinho, matérias que ficaram em defasagem por conta da pandemia. Fora isso, os alunos aprovados replicam pra os colegas que não passaram no processo tudo o que eles aprendem lá, então o aprendizado é compartilhado."
“Esse processo seletivo é muito importante para nós, educadores de escolas públicas, pois promove um certo desafio para que os alunos extrapolem as suas limitações, façam sempre um pouco mais do que são capazes, e isso melhora muito os seus desempenhos”.
O Processo Seletivo visa o preenchimento de até 150 vagas para o Curso Preparatório no Instituto Sol por jovens estudantes do 9º ano do ensino fundamental da região metropolitana de São Paulo, com renda per capita de até um salário mínimo e meio. O curso consiste de aulas de Língua Portuguesa, Matemática, Projeto de Vida e Orientação de Estudos, que acontecerão presencialmente aos sábados, das 8h às 16h. Tendo como foco os exames de admissão de Escolas Técnicas (ETECs e IF) e programas de bolsas de escolas parceiras, assim como recomposição de aprendizagens.
O Processo Seletivo para o Curso Preparatório é composto por 7 etapas:
(1) Inscrição, envio de formulário socioeconômico e de documentos;
(2) Redação pessoal;
(3) Prova online;
(4) Simulação da Semana do cursista;
(5) Dinâmica de grupo;
(6) Análise de renda;
(7) Entrevista com famílias.
A inscrição para o Processo de Seleção deve ser feita clicando AQUI.
Ao abrir a página você encontrará o campo “Inscrever-se”, você deve clicar e preencher as informações solicitadas.
As inscrições poderão ser feitas de 26/02 a partir das 18h até o dia 10/04 às 23h59.
Toda documentação de análise de renda solicitada deve ser enviada até o dia 10/04 às 23h59. Recomendamos que não deixe para última hora a separação e envio dos documentos. Clique aqui para verificar toda a documentação necessária.
Nossa equipe vai se comunicar primordialmente através dos endereços de e-mail e pela plataforma.
Não espere contatos telefônicos com frequência, eles só serão acionados em último caso. Caso necessite entrar em contato conosco você poderá recorrer ao e-mail processodeselecao@institutosol.org.br ou ao nosso Whatsapp 11 99340-6064.
Sim, você pode participar caso tenha 100% de bolsa por critério socioeconômico e sua renda per capita esteja de acordo com os critérios deste edital. Nesse caso, é necessário enviar comprovante emitido pela escola.
O valor bruto é o valor cheio, sem descontos, recebido por mês pela família.
A renda é calculada somando-se a renda bruta mensal dos componentes do grupo familiar e dividindo o valor total da renda pelo número de pessoas que formam o grupo.
Se o resultado for até um salário mínimo e meio, o estudante pode participar do Processo Seletivo.
Salário mínimo (em 01/24): R$1.412.
Para mais informações clique aqui
- Extrato de contribuição
- CNIS Declaração completa de Imposto de Renda de Pessoa Física (exercício 2023)
- Os três últimos holerites (contracheques).
- Extrato de contribuição CNIS
- Declaração completa de Imposto de Renda de Pessoa Física (exercício 2023)
- Extrato de Seguro Desemprego
- Declaração de que não tem renda para maiores de 16 anos (modelo no Anexo 2).
- Extrato de contribuição CNIS
- Declaração completa de Imposto de Renda de Pessoa Física (exercício 2023)
- Declaração de Trabalho Informal (Anexo 2).
Em caso de isenção do Imposto de Renda Pessoa Física de 2023: apresentar documento que consta no site da Receita Federal na página: http://www.receita.fazenda.gov.br/, com a seguinte frase: "Sua declaração não consta na base de dados da Receita Federal".
Para cada tipo de documento que solicitarmos, você deverá enviar um arquivo único contendo todos os documentos dos residentes de seu domicílio.
Por exemplo, ao pedirmos o CPF, você deve juntar todos os CPF de todos os residentes no mesmo arquivo.
Para juntar os documentos do mesmo tipo e criar um arquivo único em PDF, você pode utilizar os sites ilovepdf.com ou smallpdf.com. Ao acessar estes sites, você deve selecionar a opção “Juntar PDF” ou “Juntar”, selecionar todos os arquivos que gostaria de reunir, clicar em “Juntar PDF” ou “Terminar” e depois é só baixar o documento combinado.